Mercado plus size oferece opções cheias de estilo para a folia

Por Deborah Morais | Fotos: Divulgação

Ainda que a luta para a quebra de padrões esteja longe do fim, mulheres plus size encontram cada vez mais peças para esbanjar estilo por aí. Muitas marcas, do segmento ou não, estão elaborando looks que valorizam a silhueta curvilínea em qualquer ocasião. Inclusive para o Carnaval, em que a pedida é montar um visual que inspire confiança e seja cheio de criatividade. Estampas, paetês, plumas: tudo é permitido!

Os blocos de rua são sensação pelo Brasil, e para fazer uma produção interessante o conforto é indispensável. Blusas leves, para driblar o calor, e shorts de tecidos frescos, para não prejudicar a mobilidade, são uma dupla e tanto. A marca paulista Julia Plus propõe essas combinações, valorizando o colo e as pernas. Camisetas com decotes e shorts estampados de cintura marcada fazem um look estiloso e prático. As estampas da grife, aliás, dão bem-vindo toque carnavalesco ao visual, e chegam nas mais diversas cores.

A estamparia também marcou presença na incursão de Victor Dzenk no mercado plus size. A coleção desenvolvida com a cantora Preta Gil traz estampas exclusivas, tradicionais na trajetória do estilista. “Modelando já na numeração da Preta, a roupa ficou mais adequada para o plus size. E ao desenvolver para numerações maiores e também menores tivemos uma proporção exata para esse tipo de corpo”, conta Victor. A linha é muito colorida e vibrante e, além dos vestidos, conta com túnicas, kaftans e conjuntos de duas peças. Aliás, a combinação de blusas e calças mais soltas num look total estampado é uma opção descolada para a folia. As estampas também fazem bonito com makes coloridas e complementos, como arranjos de cabeça.

Preta Gil com vestido da coleção de Victor Dzenk feita em parceria com ela em festa de pré-carnaval em Fortaleza, no último fim de semana – Divulgação – Instagram @pretagil

Blusas leves e shorts de tecidos confortáveis são a aposta da Julia Plus – Divulgação – Julia Plus

Os complementos, inclusive, podem fazer os looks plus size únicos. A marca Dercy, das jovens designers Alice Corrêa e Débora Cruz, tem coletes e capas que dão um toque cool e glamouroso a qualquer visual. Coletes de tela coloridos e de paetês iridescentes trazem quê urbano ao carnaval, e alegram combinações mais básicas. Os acessórios de cabeça são uma das sensações da marca, que surgiu no ano passado e já caiu no gosto das mais antenadas. “Os arranjos têm inspiração nos bailes antigos de Carnaval, que usavam muito brilho e plumas”, conta Débora. Outro ponto forte dos complementos são que eles vão do bloquinho ao baile sem perder o charme.

Os arranjos de cabelo são um dos destaques da Dercy – Divulgação – Dercy

Os coletes cheios de estilo da Dercy são ótimos complementos para silhueta plus size – Divulgação – Dercy

Brilhos também são a aposta da Padronagem para o feriado mais animado do ano. A marca, que desenvolve peças até o tamanho 48, aposta em regatas e calças de paetê. E a combinação com peças básicas também é a sugestão de Antônio Diniz, estilista da marca. “Combinando uma regata de paetê com shorts jeans e um arranjo de cabelo, se tem um look pronto para o Carnaval”, diz ele. As marcas têm opções, mas o segredo está em coordenar as peças valorizando as curvas.

As regatas de paetê da Padronagem são par perfeito com peças básicas – Divulgação – Henrique Gualtieri

Para isso, ninguém melhor do que os nomes que são referência de estilo no segmento plus size e fogem das regras pré-estabelecidas para destacar sua silhueta. A modelo plus size e colunista catarinense Aline Zattar gosta de estar bem caracterizada e colorida no Carnaval. “Gosto de marcar bem minha cintura nos looks em geral, e os de Carnaval não fogem do crivo”, diz ela. Aline também diz que não vê muitas opções típicas da folia para plus size nas lojas, mas afirma que o mercado está crescendo. “Vejo um grande crescimento no mercado, temos muito mais opções para nos vestir sem que a gente precise esconder o corpo. Isso é um fator determinante hoje em dia, pois não queremos roupas para esconder nossas curvas, e sim para valorizá-las e evidenciá-las”. A bela foi Miss Brasil Plus Size em 2013 e conta com quase 100 mil seguidores no Instagram, mostrando que a beleza plus size não está apenas em alta, mas tem seu espaço.

Outro nome que mostra o poder da beleza sem rótulos na rede é a mineira Silvia Neves, modelo há 9 anos. Para o Carnaval, ela também se joga nas fantasias, sempre adaptando roupas do dia a dia com acessórios e make temática. Para valorizar as curvas, ela aposta em várias possibilidades. “Geralmente não tenho um estilo que sigo à risca, sempre me visto de acordo com o que estou sentindo no momento. Mas procuro valorizar pontos que considero bonitos em meu corpo”, dia ela, que também é cantora. Sobre as opções de peças carnavalescas para plus size, ela também sente que é um nicho pouco explorado no segmento. “Vejo marcas convencionais oferecendo opções divertidas e alegres, e o plus size fica só no básico. Apesar de muita gente gostar da dupla shorts e t-shirt, acho que dá pra inovar e criar peças que, coordenadas, se transformem em algo inovador”, diz. Isso mostra que o segmento plus size tem potencial para crescer ainda mais e, com referências poderosas assim, não dá para duvidar que isso será questão de tempo.

Marcar a cintura é a forma preferida de Aline Zattar para valorizar a silhueta nas fantasias – Divulgação – Larissa Floriani

Silvia Neves se joga na folia dando up nas roupas de sempre com make e acessórios – Divulgação – Marcus Neves

Pin It on Pinterest