Por Ana Helena Miranda

Elas são sofisticadas, exclusivas e sabem como ninguém agradar ao máximo os seus clientes. Saiba como trabalham e quem são os nomes de peso do mercado brasileiro de lojas multimarcas.

Foto Divulgação

Recém-inauguradas ou com mais de 30 anos de estrada, não importa. Para que uma loja de roupas multimarcas faça sucesso e se estabeleça no mercado brasileiro, uma característica é essencial para suas buyers: um olhar apurado sobre as tendências de moda e comportamento. Sem ele, é bem possível que o negócio não faça o barulho esperado. E como adquirir este status pioneiro, de saber o que será moda antes mesmo de estar na moda? “Frequentamos feiras como o Minas Trend, que é nossa diretriz de cores, tecidos, estampas e modelagens que serão usadas na próxima estação”, explica Andrea El Omeiri, que junto com a irmã Márcia Carvalho dirige a multimarcas Bazaar Fashion, em Curitiba. “Mas antes de tudo, temos que gostar dos produtos”, completa.

Grifes poderosas

Para entrar no “hall da fama” das multimarcas, participação em feiras é fundamental. É lá que a maioria das empresárias faz suas compras, descobre novos talentos e o que será tendência na próxima estação. É o caso da multimarcas Mares, que tem feiras como o Minas Trend e o CasaModa como ponto de partida. “No Minas Trend sempre levo duas vendedoras comigo, pois acho que três cabeças pensam melhor do que uma”, conta Lelete dos Mares Guia, buyer da loja. A grife de resort wear Nammos, de Amanda Miranda, foi uma de suas descobertas no Minas Trend que entrou para o catálogo da Mares.

Outro fator importante na hora de escolher as marcas é o custo-benefício de cada peça. O preço pesa, e muito, nessa hora. Afinal, é ele um dos principais itens levados em conta pela cliente final. As marcas que mais venderem durante a estação, continuam e podem ganhar até mais espaço dentro das multimarcas. “No final de cada coleção, vejo a relação de vendas para saber quais as marcas foram as mais vendidas e agradaram as clientes”, conta Lelete.

O cliente tem sempre razão

Além do olhar apurado e de u bom custo-benefício, é necessário um conhecimento profundo da sua cartela de clientes. No caso de um e-commerce, este conhecimento pode ser adquirido por meio de dados estatísticos, que informam qual é a faixa etária e de renda das clientes, região onde vivem e hábitos de consumo. Foi o que fez o Gallerist, e-commerce que antes de abrir sua loja física em São Paulo e Curitiba, fez um apurado de todas estas informações. “O perfil das nossas clientes é bastante diversificado, mas graças aos dados do e-commerce conseguimos traçar o perfil de ticket médio e a sua faixa etária, que varia de 20 a 35 anos, principalmente”, explica Amanda Cassou, que junto com as irmãs Marina, Fernanda e Carolina comanda as lojas e plataforma online do Gallerist. A maioria das multimarcas brasileiras possui seu e-commerce. Lojas como Magrella, Dona Santa, Ortiga e Choix são apenas alguns dos nomes que usam o universo digital para complementar as suas vendas. Já Andrea, da Bazaar Fashion, usa o mailing de suas clientes para ajudar nas compras. Um conhecimento de seus gostos pessoais também ajuda. “As clientes acabam se tornando amigas. Já escolhemos as peças pensando nas clientes que irão usá-las”, afirma.

Outra estratégia usada por estas marcas é criar a sua própria grife. Caso da Mares, multimarcas com lojas em Belo Horizonte e São Paulo, da Magrella, de Brasília, que inclusive, tem sua grife vendida por outras multimarcas brasileiras e da carioca Dona Coisa.

E a crise?

Embora atuem no mercado de luxo, a maioria das multimarcas têm sofrido com a crise econômica atual. Por isso, as buyers, além do olhar apurado e do conhecimento de tendências, devem também levar em conta questões financeiras, como o fluxo de caixa. A Bazzar Fashion, por exemplo, reduziu os estoques devido à crise. “Diminuímos os pedidos e no momento trabalhamos com um estoque mais enxuto”, afirma Andrea. Já o Gallerist, está desenvolvendo uma ferramenta para o e-commerce que fará com que as peças compradas pelas internautas sejam computadas diretamente no estoque das marcas que fazem parte do seu catálogo. “Estamos migrando para este formato diferenciado para diminuir a compra e trabalhar diretamente com o estoque das marcas”, antecipa Amanda.

Foto Divulgação

Sonia Isnard e sua neta Joana Nolasco são os nomes que comandam a Via Flores, multimarcas de três andares no Leblon que possui um mix apurado de marcas nacionais e internacionais. Paule Ka, Diane von Furstenberg e McQ by Alexander McQueen dividem espaço com marcas brasileiras de porte como Coven, Reinaldo Lourenço, Glorinha Paranaguá, Paula Raia, Adriana Degreas, entre outras. O destaque, no entanto, são os novos talentos descobertos por Sonia e Joana. Os acessórios das marcas Abi Project e Prishma, por exemplo, já entraram na lista de itens must have de suas clientes.

Rua General Venâncio Flores 305, loja H – Leblon – Rio de Janeiro

Telefones: (21) 2249.7909 (21) 2249.7910

Foto Divulgação

Roberta Damasceno é a empresária da Dona Coisa, multimarcas que reúne não só roupas, mas acessórios e objetos para a casa. Tudo escolhido sob sua exímia curadoria. Estão lá marcas “cariocas da gema” como Alice Capella, Andrea Marques e Osklen, até as mineiras Plural, Apartamento 03 e Anne est Folle. Há 11 anos no mercado, seu sucesso é tamanho que a Dona Coisa já subiu a rua Lopes Quintas para criar a “DC Lá em cima”, um café com livraria, plantas, papelaria e perfumaria. Outro ponto alto é a sua grife própria, a Nº 10.

Rua Lopes Quintas, 157 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2249-2336

Foto Divulgação

O forte da loja são as marcas internacionais. Não à toa, em abril deste ano sediou o trunk show da Louis Vuitton no interior paulista, ocasião em que também foi lançada a linha especial de Sofia Coppola para a marca. Nas araras, muitas peças de Emilio Pucci, Chloé, Missoni, Red Valentino e Diane von Furstenberg. Marcas nacionais também marcam presença. Carina Duek, Glória Coelho, Pat Bo, Patrícia Bonaldi e Martha Medeiros são algumas delas. Todas passam por forte seleção das proprietárias Rosana e Livia Magdalena.

Rua João Penteado, 1016 – Sumaré

Telefone: (16) 3636-4057

Foto Site Lilian Pacce

A loja-galeria do publicitário Márcio Ribas e da estilista Francis Petrucci tem pegada mais moderna e foi citada como uma das cinco melhores multimarcas do mundo pela revista “One Life”, publicação institucional da Sotheby’s. Chama atenção a curadoria das roupas, a escolha de novas marcas e estilistas e a exclusividade das peças. Comme des Garçons, Juliana Jabour, Vitorino Campos, Adriana Barra e Amapô são algumas das marcas.

Rua Professor Artur Ramos, 181, Jardim Paulista

Telefone: (11) 3078-9475

Foto Divulgação

O e-commerce comandado pelas irmãs curitibanas Amanda, Carolina, Fernanda e Mariana Cassou cresceu e apareceu e hoje possui duas lojas físicas: uma no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e outra no Shopping Patio Batel, em Curitiba. Entre as marcas que estão na hotlist da Gallerist, destacam-se Iorane, Gig, Lenny Nimeyer, A Niemeyer, Amapô, Cruise, Isolda e Artsy Brasil.

Curitiba

Shopping Patio Batel – Av. do Batel, 1868 – Batel

São Paulo

Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12000 – Cidade Jardim

Telefone: (11) 3198-9490

Foto Site Glamurama

A multimarcas mineira está instalada em uma casa no Sion, bairro nobre de Belo Horizonte, e tem projeto arquitetônico de Freuza Zechmeister, arquiteta famosa pelos cenários das apresentações do Grupo Corpo. Nas araras, as clientes encontram o melhor da moda internacional e nacional, tanto de marcas já consolidadas, quanto de novos talentos. Louis Vuitton, Gucci, Adriana Degreas, Not Your Basic Denim, Cris Barros, Alexandre Birman, Lolitta, Patrícia Vieira e Helô Rocha, são apenas algumas das marcas que fazem parte da loja.

Rua Turibaté, 111 – Sion – Belo Horizonte

Telefone: (31) 3506-9000

Foto Divulgação

Fundada por Erika e Sheila dos Mares Guias em 1991, a Mares – antiga M & Guia – possui uma loja em Belo Horizonte e outra em São Paulo. Representante exclusiva de Tom Ford na América Latina, chama atenção pelas marcas importadas não muito conhecidas pelo público brasileiro, como Badgley Mischka, Chiara Boni, KYME, Hamel e Veronica Beard. Entre as marcas nacionais, Ammis, Corporeum, Daslu, Madrepérola, Marcelo Quadros, Raquel Mattar e Paola Fabris e a própria marca a loja, a Mares, dividem espaço nas araras.

Belo Horizonte

Avenida Olegário Maciel, 1730 – Santo Agostinho

Telefone: (31) 3335-2266

São Paulo

Rua da Consolação, 3589 – Jardins

Telefone: (11) 3181-4142

FRESH DRESS Direto da passarela da @zimmermann para as araras da #MaresSP. #maresmguia #maresbrasil #fashion

Uma foto publicada por Mares (M&Guia) (@maresmguia) em

Foto Cristiano Sergio

Com 47 anos de história – só a cidade de Brasília tem 56 anos – a loja Magrella é uma das mais tradicionais da capital federal. Em um espaço de 2000 m², o público feminino e masculino tem a sua disposição marcas de peso como Alaia, Blumarine, Céline, Marchesa, Lanvin, Zapalla, Ricardo Almeida, Apartamento 03, Lolitta, Cecilia Prado, entre outras. Além delas, possui também etiqueta própria (vendida em outras multimarcas do Brasil) e um e-commerce de sucesso. Tudo capitaneado pela empresária Cleusa Ferreira.

Brasília

SHIS Comércio Local QI 03 Bloco F – Lago Sul

Telefone: (61) 3248-9219

São Paulo

Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12000 – Cidade Jardim

Telefone: (11) 3198-9411

Dress Bananal @sissa.brasil na #MagrellaBrasilia ! #SummerMood #NatalMagrella #sissa #ootd

Uma foto publicada por Magrella (@magrellaoficial) em

Foto Blogazine

Foto Blogazine

Há 21 anos no mercado da capital federal, a multimarcas Ortiga é comandada por Janaina Ortiga Abi-Ackel e Fabiana Ortiga Hoff. Além de um e-commerce de sucesso, a Ortiga também possui etiqueta própria. Entre as marcas que fazem parte do seu catálogo estão Alexandre Birman, Patrícia Bonaldi, Cris Barros, Iorane, Amapô, além das internacionais Class e Just Cavali.

Bloco D – Lojas 12/20, ClN 309 – Asa Norte – Brasília

Telefone: (61) 3349-3036

A musa #OliviaPalermo nos inspirando com seu look all white. #brasília #ortigabsb #temnaortiga

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Foto Divulgação

Foto Divulgação

As irmãs Andrea El Omeiri e Márcia Carvalho Almeida comandam as araras da multimarcas curitibana, que em 2017 completa 20 anos. O ponto de partida para a escolha das peças de cada coleção começa no Minas Trend, que serve de guia de tendências para as empresárias. No seu catálogo de marcas estão presentes nomes como Renata Campos, Reinaldo Lourenço, Vivaz, Patrícia Vieira, Printing, Adriana Barra, Patrícia Motta, entre outras.

Av. Sete de Setembro, 5769 – Água Verde

Telefone: (41) 3243-2605

Coletes jeans bordados escolha o seu preferido! Presentes de Natal com 30%OFF #bazaarfashion #xmassale

Uma foto publicada por Bazaar Fashion (@bazaarfashion) em

Foto Divulgação

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Fundada há 21 anos por Lília Santos, que hoje divide a direção da loja com a filha Juliana Santos, a Dona Santa é sinônimo de luxo não só no Nordeste, mas em todo o Brasil. Marcas como Artsy, Bárbara Bela, Carina Duek, Coven, Gig, Helena Bordon, Isolda, Iorane, Jo de Mer, Llas, Moschino, Osklen, Paula Raia, Skazi, Serpui Marie, Wasabi e Victor Dzenk estão presentes na loja, que também possui espaço dedicado a marcas fast fashion como Ipanema e Olimpiah – a Santices – e aos homens – o Santo Homem.

Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – Boa Viagem – Recife

Telefone: (81) 3465-3630 Dona Santa

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Principal referência de moda na Bahia, a loja foi inaugurada em 1987, junto com o shopping Barra. As empresárias Regina e Aline Weckerle escolhem a dedo as marcas nacionais que estarão à venda. Mixed, Bárbara Bela, Tigresse, Reinaldo Lourenço e Agilità estão entre elas.

Shopping Barra – Av. Centenário, 2992 – Chame-Chame

Telefone: (71) 3264-5468

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