Evento propõe olhar um olhar 360° para cobrir todos os sentidos que norteiam e retratam o Brasil atual 

Por Jr Mendes

Os termômetros vão aumentar nos próximos dias por aqui! Tudo porque a nossa equipe vai desembarcar logo mais no Dragão Fashion Brasil (DFB), que começa hoje e vai até o próximo sábado, dia 12 de maio, em Fortaleza.

Pela quarta vez consecutiva, o burburinho vai tomar conta do Terminal Marítimo de Passageira do Porto de Fortaleza – quem estiver por lá não deixe de reparar em uma das vistas mais bonitas da cidade! Com pegada multidisciplinar, o DFB 2018 vem como nas outras edições: abordando os princípios da economia circular e da economia criativa.

O tema escolhido para essa edição é 360° e propõe um olhar para todos os sentidos que norteiam e retratam o Brasil de agora.  “Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro de moda autoral da América Latina. O realizador do DFB reforça que “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”.

Além da roupa que passa na passarela, o agito também é uma miscelânea de cultura, música, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação. Por isso, desde a sua última edição, vem sendo chamado de festival.

Foto: Divulgação/Davi Magalhães

SOBE O SOM

Quem passar por lá e não estiver interessado no que acontece nas salas de desfiles poderá acompanhar o Palco Ceará Sobe o Som, que no decorrer dos quatro dias receberá oito shows e quatro sets de DJs convidados. Entre os nomes de peso que se apresentam por lá estão: Iza, As Bahias e a Cozinha Mineira, CIC e a curitibana Karol Conká encerrando o evento no sábado com uma festa sob o tema “Não se importe com o meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie.

A coreógrafa e bailarina Vera Passos realiza por lá duas performances, sendo que uma delas é inédita no Brasil e já foi vista somente em solo norte-americano. Ampliando o cardápio musical, haverá concertos em versão pocket em palcos especiais nas áreas externas das salas de desfiles. Todas as apresentações são gratuitas.

NA PASSARELA

E por falar em moda, ao todo serão 38 desfiles, ou seja, literalmente uma maratona fashion. Entre as novidades está a parceria com a têxtil catarinense Lunelli, que desenvolverá uma série de ações, incluindo um desfile que marca o retorno do conhecido estilista Dudu Bertolini.

Outra boa nova já anunciada pelo evento é a volta da Riachuelo ao seu line-up. Diferente das edições passadas, o Dragão contará com três salas de desfiles ao invés de duas. O DFBeach Club é o novo espaço e tem capacidade para 600 convidados. O destaque vai para a vista panorâmica para o entardecer do oceano Atlântico. Os desfiles por lá serão focados em beachwear.

Vale destacar também que o festival realiza desde 2001 o Concurso dos Novos. Tradicional competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Em jogo, além do Troféu DFB e do reconhecimento por um número expressivo de profissionais e da imprensa especializada em âmbito nacional, há um prêmio no valor de R$ 10 mil.

Veja abaixo como fica o line-up:

Foto: Divulgação

Horário

09.MAIO – QUARTA

10.MAIO – QUINTA

11.MAIO – SEXTA

12.MAIO – SÁBADO

17:00

SALA DFBEACH CLUB

SALA DFBEACH CLUB

SALA DFBEACH CLUB

SALA DFBEACH CLUB

FLEE

Hand Lace Em seguida, às 18h30, palestra de Walter Rodrigues

Bikiny Society

18:30

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

Coletiva DFB 2018

D-AURA

+

André Sampaio

Concurso dos Novos 1

Concurso dos Novos 2

Faculdade Ateneu

UFC

Faculdade Santa Marcelina

UFPI

IFRN – Campus Caicó

Univ. Estácio de Sá

SENAC – SE

Univ. Estadual Santa Catarina

19:00

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

Saldanha

Elo.Collab

+

Fábio Caracas

Ivanovick

+

Herculano Marques

Jonhson Cavalcante

+

Bruno Olly

19:30

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

Wagner Kallieno

Gisela Franck

Rebeca Sampaio

Ronaldo Silvestre

20:00

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

João Paulo Guedes

RENDÁ por Camila Arrais

Kallil Nepomuceno

TANDEN

20:30

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

Almerinda Maria

Weider Silveiro

Jeferson Ribeiro

David Lee

21:00

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

Lindebergue

Iury Costa

Ivanildo Nunes

RIACHUEL

CAPACITAÇÃO

Em parceria com o SENAC há também uma programação de palestras, oficinas e capacitações, chamada de Dragão Pensando Moda, que ocupa todo o Pavilhão do Conhecimento, que fica na parte superior do Terminal Marítimo.

A programação conta com nomes importantes como: os estilistas Juliana Jabour (convidada Lunelli) e João Pimenta, o consultor Eduardo Motta, a jornalista,  Patrícia Pontalti, o estilista e realizador do seminário “Homem Brasileiro” Mario Queiroz, o estilista David Lee, o designer Erico Gondim, a consultora de produtos educacionais do SENAC/CE, Eveline Costa,  Danielle Ferraz (Moda sob Medida), Orlando Lustosa e Leonardo Esmeraldo, gestores do projeto Lighthouse (CE), Itiana Pasetti (Revoada – RS) e Gabriela Mazepa (Reroupa – SP) e Neusa Neves, professora de maquiagem e styling dA London College of Fashion. Toda a programação requer pré-inscrição no hotsite do SENAC/CE: cursos.ce.senac.br/dpm2018.

Além da programação das palestras e Conversas Criativas, o DFB realiza, pela primeira vez, o Projeto Senac Lab: duas Oficinas Criativas abertas ao público e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza devem ficar de olho na oficina coordenada pela especialista Aline Matias, que irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda.

Pin It on Pinterest