Por Ana Helena Miranda Fotos: Raíssa Maluf

Ao completar 10 anos, o Minas Trend comemora os bons resultados e o otimismo de compradores e expositores volta a crescer. A 21a edição de um dos maiores salões de moda da América Latina contou com 220 expositores e cerca de 7 mil visitantes, sendo 3,75 mil compradores, 563 jornalistas e 286 influenciadores digitais. “O Minas  Trend foi criado para gerar negócios para a cadeia produtiva da moda mineira. É isso o que o mantém forte e desejado pelas principais marcas mineiras e brasileiras do setor”, afirma Olavo Machado Junior, presidente da FIEMG.

Lojistas e expositores de todo o país se reuniram com um único objetivo: gerar negócios para o Inverno 2018. Silvia Lino, proprietária da loja Corpo e Arte, de Cuiabá, Mato Grosso, não abre mão de participar do Minas Trend. “É a primeira feira nacional de Inverno”, afirma. Com tendências e pesquisas de moda vindas do Hemisfério Norte em mãos, é no Minas Trend que ela começa a montar o seu mix de produtos. “Ele me ajuda muito no meu planejamento”, acrescenta. Entre as marcas que fazem parte da Corpo e Arte estão Patrícia Motta, Condotti, Patrícia Bonaldi, Pat Bo e Nana Kokaev.

Fabiana Neubern, proprietária da Bárbara Boutique, em Bauru, São Paulo, atua há sete anos no setor de moda festa e noiva. No início, os importados eram o carro-chefe do acervo de peças de sua loja. “O bordado de Minas sempre chamou minha atenção”, afirma Fabiana. Tanto que quando recebeu o convite de uma consultora de moda para visitar a feira, não pensou duas vezes. “Gostei tanto que abandonei os importados”, acrescenta. Manzan, Unity Seven, Tutta e M. Rodarte são algumas das marcas que enchem os olhos da empresária e suas clientes.

Fabiana Neubern, proprietária da Bárbara Boutique

Apesar de não ser uma feira direcionada a noivas, há quem venha ao Minas Trend em busca de vestidos para o grande dia. É o caso de Larissa Lorenzetti e Paula Boulanger, da loja Paula Boulanger Noivas, de Vitória, Espírito Santo. Elas escolhem as peças de moda festa e as “transformam” em um vestido de noiva. “Nós praticamente montamos os vestidos junto com as confecções”, explicam. As grifes Elizabeth Marquez, Cosh e Helô Rocha são algumas que participam de sua “extreme make over”.

Paula Boulanger e Larissa Lorenzetti

Há 30 anos atuando no mercado da moda, Ione Álvares, proprietária da loja Yolla, em Natal, Rio Grande do Norte, acompanha o Minas Trend desde sua primeira edição. Suas clientes são fãs dos bordados e da modelagem mineira. Victor Dzenk, Arte Sacra, Cosh, Maracujá, Fátima Scofield, Natália Pessoa, Anne Fernandes e Lore são alguns dos estandes que recebem sua visita. “Eu vendo quase 30 marcas mineiras”, afirma.

Vaninha Perpétuo, proprietária da loja que leva seu nome, de Belo Horizonte, Minas Gerais, trabalha com moda casual. “Eu vendo mais um conceito e estilo do que tendências”. O que orienta suas compras em marcas como Margot, Cavage, Debora Germani, Guilhermina e Vicenza é o perfil de suas clientes. “Compro pensando em cada uma delas”.

De Porto Velho, Rondônia, Sabrina Paiva, proprietária da loja homônima, trabalha casual e festa. “O Minas Trend é responsável por 60% das compras de cada coleção”. Victor Dzenk, Fleche D’or e Skunk fazem parte do seu acervo. “São marcas com muita identidade”, completa.

Vaninha Perpétuo

Sabrina Paiva

Entrar em contato com os melhores lojistas do Brasil é o que fez com que Letícia Manzan, criadora da marca Manzan, participasse do Minas Trend. Em sua quarta edição como expositora, Letícia afirma que a feira é responsável por 60% das vendas de cada coleção.

Eduardo Mendes, da Unity Seven, visita feiras no Rio e em São Paulo, mas é o Minas Trend o campeão de vendas de cada coleção. “Ele é responsável por cerca de 40% das vendas de cada coleção”, explica.

Letícia Manzan

Nos próximos anos, a expectativa é de crescimento para o Minas Trend. “O caminho da união está pavimentado. O Sistema FIEMG seguirá adiante, investindo para que o Minas Trend continue sendo o maior salão de negócios de moda do país”, finaliza Olavo Machado Junior.

Olavo Machado Junior | Foto: Agência Fotosite

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