Por Ana Paula Mattos | Edição Bruna Bauer | Fotos: Agência Fotosite

A Pantone Color Institute, referência mundial em pesquisa de cores, divulgou sua aposta para o verão 2016, dessa vez em dose dupla. O duo Rose Quartz e Serenity foi o escolhido e promete virar febre na próxima estação. Delicados e superfemininos, os tons de rosa e azul trazem leveza, conforto e serenidade.

Segundo a empresa norte-americana, sediada em New Jersey desde 1962, a combinação de cores cumpre uma necessidade quase psicológica do consumidor: proporciona sensações de tranquilidade, segurança e bem-estar – tão raras e indispensáveis nos tempos atuais.

Todos os anos, o Instituto Pantone realiza pesquisas com designers de moda e criadores na indústria e no varejo sobre quais cores pretendem usar em suas produções. O resultado é contabilizado e entra no cálculo mágico que elege a cor do ano seguinte. Os resultados são acompanhados de perto por todos os grande nomes da moda e são eles que ditam os passos e as tendências para as estações seguintes.

As cores do ano da Pantone fizeram tanto sucesso que ganharam de fato vida em roupas, sapatos e acessórios da temporada, trazendo um tom mais clássico. No mundo virtual da moda – que só no ano passado movimentou 150 milhões de reais – já está tudo pintado de azul e rosa. Basta dar um breve navegada nos e-commerces do segmento para perceber o peso da escolha da Pantone.

A marca de acessórios americana Pop & Suki, lançada recentemente e com base em Los Angeles, apostou no tom pastel de rosa em sua coleção de bolsas. Foto: reprodução / @popandsuki

Combinando decote e camisaria, a Animale Brasil investiu fortemente nos tons de azul. Foto: reprodução / @animalebrasil

A Luiza Barcelos aliou o conforto dos tênis às duas cores eleitas pela Pantone em uma mesma peça. Foto: reprodução / @luizabarcelos

Nas ruas de Nova York, fashionistas que passaram pela última temporada de desfiles, também aprovaram o mix Rose Quartz e Serenity. Foto: Agência Fotosite

Os tons que a Pantone elege como chave podem ser acompanhados diariamente nas postagens da empresa nas redes sociais. Os perfis comandados por eles são de fato inspiradores e transportam os tons-chave para além do universo da moda – afinal de contas, atualmente, o lifestyle tem se tornado mais importante em campanhas e ações de marketing do que o design por si só. Vale também ficar de olho nas postagens para acompanhar outras sugestões de tons complementares ou que estão na mira de criadores e grifes específicos.
Foto: Agência Fotosite

Só para se ter uma ideia, até o momento de fechamento desta matéria, a hashtag #RoseQuartz já reunia mais de 667 mil posts no Instagram, enquanto a #Serenity (que, claro, envolve uma série de menções que nada têm a ver com cores, por se tratar de uma sensação), reunia mais de 2,4 milhões. Ou seja, além dos insights para a escolha de cores de coleções e vitrines, é indicado que, sempre ao publicar uma imagem que contenha uma das cores do momento, utilize-se as hashtags com seus respectivos nomes para aumentar o alcance e a visibilidade das campanhas de grifes e estilistas.

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